Tem coisas que ninguém entende, nem mesmo que passa por elas. Só vamos entender quando elas terminam e viram apenas uma lembrança quase que insignificante. O problema é que até se tornar memória, o estrago que faz é avassalador.
Acho que existem algumas fases para superar um relacionamento que não deu certo, e que quando ele está desgastado essas fases são mais fáceis, ou melhor, menos impossíveis. Só que quando você achava que tudo estava bem e ia a mil maravilhas, e do nada algo muda, isso faz você perder seu chão e torna todas as fases da superação quase impossíveis.
Passei por isso poucas vezes, cada uma delas de maneiras diferentes, uma já sabia que tinha chegado ao fim, e outra, bem, ainda tento entender o que aconteceu. Por isso resolvi fazer uma listinha de coisas que devemos fazer para ficar bem, ou pelo menos aguentar o tranco.
-
Entendimento: É a fase mais difícil, negamos, brigamos com nós mesmos, procuramos o que fizemos e errado, nos achamos a pior pessoa do mundo, e procuramos motivos para tudo o que aconteceu, quando na verdade, o único jeito de entender é perguntar. O problema piora quando o outro não sabe dizer os motivos, quando simplesmente não tem coragem ou nem ao menos sabe porque quer isso. Se for esse o caso, pare de se culpar, pois nada vai fazer as coisas voltarem como antes. Se ele não sabe o motivo, ou não quer te dizer, não tem como as coisas saírem do lugar.
Raiva: Quem nunca ficou com raiva de alguém, que só de ouvir o nome da pessoa tinha vontade de cuspir fogo. Todo mundo, esse estágio dependendo do anterior demora para chegar, mas uma hora ele chega. Você tem raiva pelo que perdeu, pelo que podia ser, pelo que não aconteceu, pelo que não sabe e até mesmo pelo que sabe. E o pior, você não quer ter raiva, mas tem do mesmo jeito. Ainda não aceita o que aconteceu, mas a tristeza era tanta que passou pra raiva, pois a raiva parece que dá força para nos levantarmos! Quando temos raiva queremos mostrar pra pessoa o que ela perdeu, vamos a academia, saímos todos os dias, postamos fotos com cara alegre mesmo que nos sintamos um lixo. Isso é bom eu acho, faz parte do processo de cura. Só não podemos deixar a raiva nos conduzir ao ódio, pois é um estado que não tem volta, e faz mais mal para você mesmo do que para o outro. O ódio não nos deixa superar, não nos deixa curar, enquanto a raiva tira forças que você não sabia que tinha e de onde você nem imaginava, tudo para mostrar que você está bem e que é mais forte que isso.
aceitação: Chega um ponto quer demore ou não, que você simplesmente aceita que as coisas não vão voltar. Que você percebe que o ciclo chegou ao final, nessa hora é bem provável que você tenha uma recaída, chore quando achou que não tinha mais lágrimas para chorar e reviva tudo o que aconteceu entre vocês, voltando a procurar respostas que não existem, mas para justificar o que aconteceu. A sorte é que quando chegamos a este estágio, estamos um pouco melhor, já passou algum tempo, e conseguimos ver as coisas sem sentir tanto, analisamos com outros olhos, quase como espectador e encontramos motivos ocultos que nos fazem entender ou melhor, aceitar as coisas como são.
superação: Esse é o estágio mais difícil de chegar, as vezes demora dias, meses e até anos. Depende do sentimento que você tinha pela pessoa, porque as vezes confundimos carinho com amor, e isso muda muito. Quando superamos, podemos pensar e lembrar da pessoa com carinho, rir das coisas que vivemos juntos e não ficar triste por ter acabado, pois percebemos que o tempo que tínhamos juntos foi esse, nos ensinou muitas coisas e nos mudou em muitos aspectos. Nessa fase você consegue sorrir ao lembrar da pessoa, não tem vontade de ligar para ela a todo instante, nem mesmo bêbado na madrugada. Uma hora ou outra se você permitir se curar, se você permitir aceitar tudo o que aconteceu sem ressentimentos, sem ódio, sem tristeza e sem sofrimento. Acredite, você supera. Mas para isso, você também tem que querer, e precisa ter coragem para viver o novo, pois sem isso, você vai optar por sempre ficar presa ao passado e fugir do que pode acontecer.
Claro que não é tão simples quanto eu escrevo, que nesse meio tempo vão ter muitas reviravoltas, tipo ele mandar mensagem, você chorar, mandar ele para aquele lugar, pedir desculpas, quem sabe até voltar, terminar de novo e muitas outras coisas. Algumas dicas que posso dar são:
1 – evite lugares que vocês frequentavam juntos, tem milhões de lugares para conhecer, porque ir sempre nos mesmos?! A chance de encontrá-lo e ficar relembrando as coisas boas é muito grande, porque nessas horas são sempre as boas! nunca vamos a algum lugar e lembramos que ele não cortava a unha do pé, ou deixava de fazer a barba.
2 – Evite sair com amigos que te ponham para baixo, sei que muitos não fazem por mal, mas procure pessoas que te queiram bem, bem de verdade, que querem fazer você mudar a fita, dar risada e que não te fazem pensar nele o tempo todo.
3 – Cuide de você! Procure algo que te deixe feliz, ou que você queira experimentar, tudo o que mexe com o corpo é bom e ajuda! Por menor que seja sua energia, aos poucos você vai recuperando. Faça Yoga, pilates, algum esporte, ou até mesmo experimente aulas de culinária, circo, corra ou nade.Vale tudo para não ficar parada! No começo é impossível e usamos toda nossa energia para sair da cama de manhã, mas se obrigue a fazer isso. você se sentirá bem depois. Garanto que fará bem!
4 – Viaje mais! Seja para passar o dia na praia, ou o final de semana na casa de interior de algum amigo/a! Viajar muda os ares, nos conectamos a natureza e renovamos nossas energias, isso nos ajuda a recuperar o animo, e nos faz ver a beleza das coisas. Vá para a praia, pise na água, deixe o mar levar suas energias negativas, jogue uma flor no mar, ou acenda uma vela para agradecer as energias novas que a natureza te trouxe. Parece besteira, mas ajuda bastante, sou prova viva disso!
5 – Pior do que tá, não fica, MESMO! Então não custa acender velas, comprar pimenta, tomar banho de sal grosso e fazer qualquer tipo pedido ao universo, porque sinceramente, pior do que terminar um relacionamento com alguém que você ama, não dá para ficar. Então desse ponto, só dá para melhorar.
6 – Se alimente bem! Nunca achei que um dia ficaria tão triste que perderia a vontade de comer, a de viver tem dias que dá preguiça, mas de comer, essa foi novidade! E não está me agradando nem um pouco. Já faz algum tempo que não tenho comido direito, por mais que eu tente e às vezes até tenha fome, o enjoo fica tão forte que simplesmente não consigo fazer nada passar pela garganta. Antes que os desesperados e nutricionistas tenham surtos, isso não significa que não estou comendo, apenas que perdi a vontade de comer, e apesar disso, sim, me obrigo pois sem que tenho que comer para ficar bem. Mas que a comida não tem gosto e me dá enjoo, dá sim. mesmo assim, coma! Pois saco vazio não para em pé, quem dirá superar um ex idiota!
7 – Faça algo para extravasar seus sentimentos! Ouça músicas triste, músicas que te deixam com raiva, que te deixam feliz, não importa, apenas ouça e deixe os sentimentos fluírem, chore, cante, dance, você gasta energia e consegue dormir um pouco melhor. Se gostar, escreva, ajuda a organizar os pensamentos! Crie textos no word, em pedaços de papel ou em um caderno, o que importa é escrever o que sente, pergunte, grite, faça tudo o que quiser no papel e escreva quantas vezes for necessário, aos poucos isso vai ficando mais fácil de aceitar e conviver. eu já escrevi mais de 8 arquivos no word, vários posts no blog, muitas cartas e nem sei quantas notas no ipad! e sempre que escrevo vou me sentindo um pouco melhor!
8 – converse com pessoas que não o conhecem, conte sua história e veja o que elas dizem, é possível que quem está longe tenha uma visão melhor do que seus amigos e tem a vantagem de não conhecerem o dito cujo para julgar. Beba umas cervejas e fale a vontade, é tão bom quanto um psicólogo! De preferencia ao sexo masculino, para ter uma visão mais “machista” da coisa! e escolha alguém de sua confiança, porque abrir sua vida para algum estranho é mais complicado!
9 – Não procure e nem mande mensagem! Se foi ele que terminou, ele que tem que te procurar. Nenhum homem que conheço deixa de ir atrás da mulher que ama, não sem um bom motivo e mesmo com bons motivos normalmente quando o homem quer, ele vai atrás. Não se iluda, e não espere que ele venha, fique bem por você mesma, e lembre-se, você é uma pessoa incrível, e se ele não quiser, ele é o idiota que perdeu. Se sentir vontade de mandar mensagem para ele, mande pra mim ou pra alguma amiga que não te aguenta mais, mas sairia às 3 da manhã de qualquer lugar para tirar o telefone da sua mão!
10 – Caso ele venha atrás de você, não volte com ele sem entender o motivo pelo qual terminaram. Pode ser um motivo ridículo, mas se ele não te disser o motivo, bem, não volte. E se o motivo que ele der não for suficiente ou não tiver sido resolvido, bem, não tente o que já não deu certo. Se ele terminou com você, por alguma coisa pessoal dele, entenda o que é, e tenha certeza de que isso está resolvido, caso contrário, você vai viver em um ciclo, sem ir pra lugar algum. Para andar e não sair do lugar, já basta a esteira!
11 – Foque em ajudar os outros, se você não tem força e nem vontade para fazer nada por você, concentre-se nos outros, eles precisam de alguém que ouça, que entenda e que ajude, e você ainda vai se sentir bem com isso. Eu pelo menos me sinto bem sabendo que sou útil a alguém.
12 – Não se force e nem se cobre demais, esqueça tudo o que todos os seus amigos disseram, e pense em você uma vez na vida! Você quer chorar, chore! Quer ficar em casa, fique. Quer sair? Saia! Mas não faça nada se isso for você fazer se sentir mal com você mesma depois. Todo mundo precisa do seu próprio tempo para curar, e não importa se é pouco ou muito, esse tempo precisa ser respeitado se você quiser ficar realmente bem.
Essas são algumas coisas que eu costumo fazer para me sentir melhor, já que não dá para acordar em dezembro ou ano que vem quando tudo passar… mas mesmo que não imediatamente, elas me fazem seguir em frente! Se você faz algo diferente para sair do fundo do poço, diz ai!
Mari, que lindo está o layout do blog!
Já passei por essas fases todas que vc disse, acho que se tivesse lido algo assim antes, sofreria menos. Não conseguia escutar conselhos de ninguém, tive que botar a cara a tapa, chorar e sofrer muito, pra perceber que aquilo não iria dar certo nunca!
Hoje estou muito feliz, de casamento quase marcado! ^_^
Beijos! <3
Me identifiquei bastante com as fases que você citou. Mas pior que nem foi um namoro nem nada: foi quando “perdi” meu melhor amigo. Depois de meses do acontecido, ele me procurou e tentei da ruma chance, mas não é que ele simplesmente sumiu da minha vida? :/ Maldita seja a distância.
Mas daí fiquei bem na bad e comecei a escrever sobre os sentimentos que eu tinha. Me senti bem melhor, pois outras pessoas e mesmo outros amigos liam e se identificavam, e eu me senti melhor sabendo que não era a única me sentindo assim. Fora que coloquei pra fora 😀
Mas daí comecei a fazer outras coisas também, e comecei a me importar mais comigo mesma, retomei alguns hobbies, coisas assim… me senti MUITO melhor!
Não sei dizer se superei, mas não acho também que fico ligando tanto pra isso 😀
Bacana o texto! Adorei as imagens também ♥
Ah, olha só. Achei isso aqui: http://smpcdaf.no.sapo.pt/
É seu? HAHAHAHA! Não resisti, tive que perguntar 😛
Um beijo!