quarta-feira 21/10/2015

E assim termina uma era

Como muitos sabem, fiz por anos parte de um grupo de tradução e edição de mangás, o famoso: Mangás Space. Definitivamente amei trabalhar com eles por muitos anos, me afastei apenas pela falta de tempo, nesse tempo, bom, o site praticamente afundou sem ninguém para olhar por ele, pois todos estavam assim como eu, ocupados demais para manter a estrutura grandiosa de mais de 35 projetos em andamento, 105 mangás completos e 109 one-shots, funcionando.

Eis que esse ano, um grupo da staff me convida para voltar a ativa, para juntos “salvarmos” o site. Eu muito animada topei na mesma hora, e falei, precisamos mexer no fórum e no site se quiseremos realmente atrair mais staffs. E começamos a trabalhar nisso, obviamente nem todos tem as mesmas ideias e aparentemente algumas pessoas são mais importantes que outras. Fato este que me leva a este post.

Fiquei responsável por reconstruir o site e vendo o site atual que eles tem, bom, o trabalho era praticamente do zero. O site era em wordpress, até ai perfeito. Mas depois de instalado, já estava tudo errado. As páginas de projetos, eram posts e não páginas, pq não pensaram em colocar um plugin de categoria nas páginas. A atualização interna de cada projeto, era feita por tabelas, ou seja, uma pessoa que não tivesse o mínimo de conhecimento de HTML, faria besteira e não conseguiria atualizar um projeto. Mesmo eu, que não sou genia, mas tenho alguns anos de brigas com códigos e peguei bem a época que as tabelas eram “Top”, levei mais de 30 minutos para atualizar 3 capítulos. Imagina quando fizéssemos um lançamento maior.

Bom, reestruturei todo o site com ajuda de duas amigas que também resolveram voltar à ativa. Do zero refizemos tudo, em um outro servidor, onde poderíamos uppar todos os projetos e acabar com os links que saem fora do ar por x motivos. Coloquei plugin de categoria nas páginas, fui brigar com o function do wordpress pra que ele entendesse que a página que era categorizada como Andamento, gerasse a lista de projetos em andamento, completos e one-shots, tudo por categoria, para que se um projeto fosse concluído, bastasse abrir a página e editar de categoria: andamento para concluído, que ele automaticamente mudaria de lista. Mágico! Criei páginas de modelos de projetos, para que quando criássemos fosse permitido ter configurações diferenciadas, adicionando por “marcações” os autores, gêneros, resumo etc.. cada informação com um campo diferenciado, e assim, para os downloads, bastava incluir um bullet com o link do capítulo e quando você salvava a página, o resultado era padronizado. Sem chances de esquecer de fechar uma div, ou uma tabela. Sem desconfigurar o layout ou qualquer coisa do tipo. Qualquer um poderia atualizar, sério, qualquer um mesmo! Até alguém que nem sabe o que significa | “A href” ou “LI”.

Bom, tive todo esse trabalho, e para que? Para hoje, abrir a página que estava trabalhando e me deparar com um tema que não era o que eu estava fazendo. Ninguém teve nem ao menos a cortesia de me dizer: olha, vamos fazer um outro modelo pq não gostamos do que quer que seja. Não. Simplesmente, abro o site e todo meu trabalho “desativado”. Fico puta, faço um escândalo e acham que é “too much” porque eu não tive trabalho para fazer o tema porque usei uma base pronta. Sério mesmo? Então por favor, continuem usando o seu tema atual, levando 40 minutos pra uma atualização de 3 capítulos, que vocês conseguiram perder uma ajuda valiosa, simplesmente por não terem a dignidade de vir conversar comigo e propor que outra pessoa fizesse outro tema e decidíssemos entre os dois. Obviamente eu não ia concordar, porque mudar o tema não significa mudar a imagem dele, como eles acham que é. Mudar o tema significa todas as configurações internas que eu fiz, irem para o lixo.

A ideia de trabalhar no tema existente, propor outra imagem ou qualquer coisa do tipo, nunca passou pela cabeça dessas pessoas? Não sou designer, normalmente nem gosto das coisas que eu faço, sou melhor programadora do que designer e sou péssima programadora, mas vai a merda, pegar todo o trabalho que tive e jogar no lixo, simplesmente porque “achamos que podia melhorar algumas coisinhas”.

Oi? Simplesmente comentar isso no grupo não passou pela cabeça? Não, vamos mudar pra “mostrar pronta” uma outra ideia, sem consultar ninguém, sem saber o que quem está mexendo nisso há 3 meses acha, afinal, o aniversário do site é só daqui 3 semanas e o site nem precisa estar pronto. E é mais fácil mexer num tema já usado por outro site do que melhorar o que está sendo feito, afinal, ninguém teve trabalho mesmo né?

Ainda tive que ouvir por ai, que confiança se conquista, e que ficando puta com a falta de respeito não é a maneira de conquistar a confiança de alguém. Ah foi mal se 3 meses de trabalho focada em uma melhoria não mostra a confiança que alguém pode ter em mim, alias, que se dane os 3 meses, e os outros 9 anos que fiz parte do fórum e site, traduzindo, editando, ensinando pessoas a editar, criando a área gráfica, oferecendo meu servidor para hospedar imagens de usuários e staff? Desenvolver um leitor online para ele não ir ao ar porque não era um bom momento. Dediquei se não 9 anos, pelo menos 6 anos da minha vida ao MS, e ainda preciso ouvir que não confiam em mim? Sério, sério mesmo que não entendem o porque de eu mandá-los para a puta que pariu?

Fico triste, na verdade acho que hoje é um dos dias mais tristes que tive esse ano, e não digo nem por ter sido tratada como lixo descartável, mas sim, pelo fato que a atitude dessas pessoas me obrigou a largar algo que eu amo. Algo que dediquei anos da minha vida para concretizar, algo que eu considerava minha família. A falta de respeito que senti foi tão grande que me obrigou a largar o MS, largar o site que fez parte da minha infância, que me ajudou a crescer como pessoa, que me permitiu conhecer pessoas maravilhosas e incríveis que eu quero pelo resto da vida.

Virar a página e deixar o MS implica em muito mais do que abandonar um site qualquer, implica em deixar a Rena, desaparecer, ou pelo menos o nome dela, em deixar para trás uma parte de mim. E uma parte que eu amo. E justamente por ela e pelo que eu vim a ser com ela, que não posso só ignorar e continuar lá, por quem eu aprendi a ser com ela, não dá para me deixar ser tratada como lixo.

A Rena, para quem não sabe, é uma parte de mim, ela nasceu no MS, assim que eu entrei no fórum, lá eu precisava encontrar um lugar seguro, no qual eu pudesse crescer e me tornar alguém que eu me orgulhasse, que tivesse amor próprio e auto-estima suficiente para não me deixar abater por qualquer coisa. E ignorar isso e continuar trabalhando com essas pessoas que não tem um pingo de respeito por mim e pelo trabalho que tive, bom, é simplesmente dizer que não aprendi nada nesses 9 anos em que me apropriei do nickname da Rena e transformei o MS em parte da minha vida.

Então, só gostaria de dizer a essas pessoas, administradoras/staff/me-acho-deusa-da-cocada, muito obrigada, por me ajudarem a lembrar o porque o MS foi tão importante pra mim, por me ajudarem a entender que eu não estou fazendo uma tempestade em copo d’agua.

Uma pena que graças a vocês também, eu tenha que ter tomado a atitude de largar algo que de certa maneira um dia eu chamei de lar.


Dont-spend-time-beating-on-a-wall-hoping-to-transform-it-into-a-door.

3 respostas a “E assim termina uma era”

  1. Caramba, só de ler eu senti uma imensa raiva também. Imagina esse trabalho todo descartado por algo que nem chega perto da organização que você estava fazendo! Eu o mínimo teria um treco.
    Mas bem, espero que com essa página virada você não sofra, mas que sinta justamente um alívio de peso de responsabilidade nas costas, e que seja reconhecida de alguma maneira.
    Rasteiras acontecem, mas a gente tem que respirar fundo e seguir em frente, né? O que digo infelizmente não é o que faço, considerando que sou rancorosa hahaha, mas estou lutando contra esse mal, porque adoece a gente e não o outro.

    Beijos e boa sorte!

  2. Caramba, Mari! Como tem gente mesquinha nesse mundo! Você fazendo o possível e impossível para retomar o site, colocar tudo na ativa novamente e pra quê? Pra ser tratada dessa maneira? MEU DEUS, me segura que cabeças vão voar! Tem gente que simplesmente não pensa no outro, e infelizmente, é o que mais tem por aí. Mas eu sei que você vai dar a volta por cima, como fez tantas vezes em outras circunstâncias. Se tem uma coisa que você é, é forte. Você e Rena! Pensa que foi pro melhor ter acontecido isso agora do que mais pra frente. Ser tratada assim nunca é legal, óbvio, mas a gente aprende a erguer a cabeça e continuar em frente.

    (e, sério, por qual motivo é sempre o function que dá problema? UGH)

    Beijo, beijo!

  3. Credo, que horror… que falta de consideração isso. O MÍNIMO que tu devia ter feito quanto a isso era, sim, um senhor escândalo. E se fosse comigo, já teria tirado todas as MINHAS edições. Entraria no meu servidor e apagava tudo o que coloquei lá de bom grado e/ou por educação.
    Considerar um ambiente como lar é uma coisa, mas ser tratada como uma intrusa não merecedora de diálogo e consideração é como dizerem “amiga, o lar acabou, acorda”.
    Que essa porta que se fecha seja uma nova porta que se abre. Força!

Os comentários estão fechados.