sexta-feira 08/07/2011

Verdade

Segundo o dicionário o significado de verdade é: s.f. Conformidade com a realidade; exatidão; sinceridade; coisa verdadeira; princípio certo; representação fiel de alguma coisa existente na natureza; caráter.

Mas o que ela realmente significa se preferimos mentir a magoar os outros?

Não conheço uma pessoa que diga que prefere a mentira à verdade. Mas conheço um milhão de pessoas que diz que prefere sempre ouvir a verdade, mas que sempre evitam falá-la, ou pelo menos quando não tem escolha, distorcem-na para que fique um pouco mais tragável.

O ser humano mente o tempo todo, mente na TV, mente na política, mente para os amigos, mente para si mesmo. Talvez por mentirmos e distorcemos tanto a verdade que ouvi-la nos custa tanto.

Preferimos mentir á dizer a verdade, porque a mentira não machuca, pelo menos não na hora. Quantas vezes você já mentiu quando uma amiga te perguntou se gostava de uma roupa que você simplesmente achava horrível? Quantas vezes disse que amou um presente, que na verdade você odiou? Quantas vezes sorriu para alguém quando o que devia ter feito era mandado a pessoa a merda? E ainda, alguma vez alguém já te perguntou aquela pergunta infeliz: “Você me acha bonito?“ e tudo o que você queria fazer é gritar: DE JEITO NENHUM! Mas o que saiu da sua boca foi um: claro que acho, como não?!

Se a verdade é algo assim tão bom, porque ninguém gosta de ouvi-la?! Eu mesma prefiro ouvir algumas mentiras de vez em quando a encarar uma verdade. Todas as vezes em que me arrisquei a dizer a verdade, alguém saiu magoado. Seja quando fui sincera com uma amiga, ou com alguém que eu gosto. Todas as vezes que fui sincera machuquei alguém. Minha vida seria muito mais fácil se eu não fosse sincera com as pessoas, poderia muito bem dizer todas as mentiras que as pessoas gostariam de ouvir, porque se eu sei as verdades que elas precisam ouvir, as mentiras são ainda mais fáceis de descobrir. Então porque eu simplesmente não faço isso?!

Acho que talvez prefira dizer a verdade aqueles que amo, porque por mais que ela doa, por pior que ela seja, é isso que eu espero que façam por mim. Porque nunca vamos perceber onde erramos se ficarmos escondidos atrás das mentiras, nunca vamos dar um passo a frente se não pudermos admitir que existe algo errado, que existe algo que não está certo, que não está bom o bastante e que precisa ser melhorado.

Sei que não é fácil ouvir a verdade, principalmente de alguém com quem nos importamos e esperamos que fique sempre do nosso lado segurando a nossa mão, mas é justamente essa pessoa que tem que ser forte o bastante para dizer a verdade doa a quem doer, porque por mais que ela te machuque e machuque a si mesma dizendo isso, ela acima de tudo quer o seu bem.

Eu digo isso, mas sempre que ouço uma verdade desagradável, fico com raiva, esperneio, faço drama e choro para caramba, posso xingar a pessoa que a falou mesmo me importando com ela, porque sendo muito sincera, se eu fiquei com raiva é porque me importo com o que a pessoa pensa. Posso levar dias digerindo o que a pessoa disse, pode não parecer que prestei atenção, ou que simplesmente ignorei tudo que foi falado, mas no fundo, eu fico analisando o que foi dito até conseguir dar um passo para melhorar isso.

Só pode ser por medo de machucar os outros que deixamos de dizer a verdade, mas se não dissermos, estaremos mentindo pra nós mesmos e nos machucando em dobro. Então, que tal a gente dizer a verdade só pra variar?!

“Só encontramos a nós mesmos depois de encarar a verdade.”
Pearl Bailey

3 respostas a “Verdade”

  1. Cara, eu acho que esse lance de mentira e verdade é muito relativo.
    Eu acho que as pessoas acabaram criando “regras” ou “conceitos” para personificar as coisas relativas do mundo.
    Por exemplo: se ninguém tivesse chegado e dito que “sexo é a melhor coisa do mundo, acima de tudo” (é isso que muitas pessoas parecem pensar hoje em dia) talvez não existissem tantos casos de estupro.
    A verdade nem sempre é boa. Eua cho que a mentira pode ser usada para o bem sim. Mas tudo tem um limite.
    Afinal a verdade é a verdade, é um fato, é o que aconteceu na realidade.
    Mas há quem diga que uma mentira, contada mil vezes, se torna uma verdade!
    Que confusão, não é?
    Sendo assim, eu prefiro continuar pensando só que “esse lance de verdade/mentira eh relativo” haha

    eh isso, bjão!

  2. Muitas pessoas não aceitam a verdade porque elas estão viendo uma mentira mas não querem acreditar que estão vivendo essa mentira.

    Tem post novo no meu blog.

    Bjonas!

  3. “Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como somos”. (Anais Nim)
    Portanto a verdade é unica e multipla ao mesmo tempo.

    “A primeira de todas as forças que dirigem o mundo é a mentira.”
    Jean-François Revel
    Por outro lado, a mentira, a surpresa, a ilusão são grandes forças da natureza. Alguns animais são camuflados, outros atacam de surpresa. A mentira é a grande força política.
    É, infelizmente, a verdade é para poucos, corajosos e evoluidos.

Os comentários estão fechados.